Wallon

     


     Henri Paul Hyacinthe Wallon nasceu em Paris, França, em 1879. Em 1902 Wallon se formou em filosofia, se formou também em medicina e psicologia. Henri presenciou as duas Grandes Guerras e, inclusive, atuou como médico na Primeira Guerra Mundial cuidando de pessoas com distúrbios psiquiátricos.
     Em 1920 Henri se tornou professor na lendária universidade de Sobornne, na França. Lá ele foi encarregado de ministrar conferencias sobre psicologia da criança. Henri Wallon também lecionou em outras instituições e foi o primeiro teórico reconhecer a importância da afetividade no ensino infantil.
     Seu primeiro trabalho foi intitulado “Delírio da Perseguição. O delírio Crônico na base da interpretação” que foi publicado em 1909. A maioria de suas obras não foi traduzida para o português, apenas algumas, são elas: Evolução psicológica da criança, Andes, Rio de Janeiro, s.d.; Psicologia e educação da infância, Estampa, Lisboa, 1975; Objetivos e métodos da psicologia, Estampa, Lisboa, 1975; Origens do pensamento na criança, Manole, São Paulo, 1989.
     Hanri Wallon também teve uma vida política muito agitada, era marxista convicto e criticava a forma agressiva de ensino aplicada em sua época. Filiou-se ao partido socialista SFIO que em português é a sigla para Sessão Francesa da Internacional dos Trabalhadores. Durante a Segunda Guerra Mundial foi perseguido pela Gestapo, polícia repressora alemã.
     Wallon morreu aos 83, em Paris. Ele chegou a visitar o Brasil em 1935.
    
     Wallon via a criança como tendo emoções não só como um corpo. Os elementos básicos de suas ideias eram:
A afetividade;
O movimento;
A inteligência;
A formação do eu.
     Os estágios do desenvolvimento segundo Henri Wallon são:
     Estágio impulsivo-emocional de 0 a 1 ano: estagio afetivo onde a criança desenvolve intraceptivos e afetivos
     Estágio sensório-motor e projetivo de 1 a 3 anos: investigação e exploração da realidade exterior;
     Personalismo de 3 a 6 anos: enriquecimento do eu e a construção da personalidade;
    Pensamento categorial de 6 a 11 anos: marca a diferenciação entre o eu e o mundo exterior, em que a criança aprende a perceber o que é de si e o que é do outro;
     Puberdade e adolescência: oposição sistemática ao adulto, busca diferenciar-se do adulto;

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