Inclusão: caminhos, encontros e descobertas


     Resumo: O texto tem por finalidade refletir sobre a inclusão e a capacidade de aceitação das diversidades dos indivíduos, na sociedade e na escola, garantindo acesso igualitário às oportunidades. Também representa um dos principais desafios da área da educação, uma vez que elimina as barreiras, a discriminação, dentre outras, que dificultam ou impedem o conhecimento e a aprendizagem de todos na escola. Buscamos entender quais são as políticas públicas que falam sobre a inclusão social e escolar, levando em conta os paradigmas conceituais e princípios que vem sendo progressivamente defendidos em documentos nacionais e internacionais. Procuramos levantar algumas discussões teóricas sobre a função da escola e o papel do professor frente à inclusão. O estudo também pretendeu conhecer e entender como a inclusão se efetiva, que mudanças se fazem necessárias para a aceitação dos diferentes e quais as possibilidades de aprendizagem nesse novo momento da educação. Concluiu-se que a inclusão de crianças nas escolas regulares de ensino é um processo complexo, envolve a garantia do sucesso da aprendizagem em um ambiente harmônico e respeitador, colaborando para a construção da cidadania com justiça e dignidade. 

     Palavras-chave: educação especial; inclusão social e inclusão escolar;

Um comentário:

  1. carla rocha fonseca schöping05/08/2020, 22:28

    ola, boa noite.
    gostaria de baixar seu artigo para ler e estudar minha faculdade postou e nao consigo baixar o arquivo.
    meu email é carla_rocha_fonseca@hotmail.com
    fico no aguardo.
    obrigada pela atenção.
    carla

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