Resumo: O texto tem por finalidade refletir sobre a inclusão e a capacidade de aceitação das diversidades dos
indivíduos, na sociedade e na escola, garantindo acesso igualitário às oportunidades. Também representa um dos
principais desafios da área da educação, uma vez que elimina as barreiras, a discriminação, dentre outras, que
dificultam ou impedem o conhecimento e a aprendizagem de todos na escola. Buscamos entender quais são as
políticas públicas que falam sobre a inclusão social e escolar, levando em conta os paradigmas conceituais e
princípios que vem sendo progressivamente defendidos em documentos nacionais e internacionais. Procuramos
levantar algumas discussões teóricas sobre a função da escola e o papel do professor frente à inclusão. O estudo
também pretendeu conhecer e entender como a inclusão se efetiva, que mudanças se fazem necessárias para a
aceitação dos diferentes e quais as possibilidades de aprendizagem nesse novo momento da educação. Concluiu-se
que a inclusão de crianças nas escolas regulares de ensino é um processo complexo, envolve a garantia do
sucesso da aprendizagem em um ambiente harmônico e respeitador, colaborando para a construção da cidadania
com justiça e dignidade.
Palavras-chave: educação especial; inclusão social e inclusão escolar;
Para ler mais clique aqui ou acesse o link: http://www.ideau.com.br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/50_1.pdf
ola, boa noite.
ResponderExcluirgostaria de baixar seu artigo para ler e estudar minha faculdade postou e nao consigo baixar o arquivo.
meu email é carla_rocha_fonseca@hotmail.com
fico no aguardo.
obrigada pela atenção.
carla